terça-feira, 12 de setembro de 2017

LMS ELORE: 4 Maneiras Criativas de Estruturar seu Curso EAD




Descomplica e agiliza que EAD é o futuro da educação!
Resolvemos disponibilizar esse conteúdo em um podcast também! Assim você pode nos ouvir enquanto faz outras tarefas do dia a dia por exemplo! Gostou?! Indica para os amigos e compartilha nosso post! 🙂 🎵

Você é especialista em sua área, conhece seu público e decidiu que já era hora de ingressar no mercado EAD mas não sabe por onde começar.

Ao escolher o Elore como plataforma LMS, o primeiro passo é estruturar bem o conteúdo dos seus cursos, oferecendo um material de qualidade e valor para aqueles que o adquirirem.


Mais que um negócio, vender cursos online é ter consciência que você pode mudar a vida das pessoas agregando conhecimento, crescimento pessoal e profissional, motivando e inspirando desenvolvimento.

Mas, como transformar o seu saber em algo palpável e organizado?! Abaixo explicamos para você como estruturar a essência da construção de um curso: a organização do conteúdo.

Seja organizado: planejamento é a alma do negócio!




#1 – Defina um tema e segmente seu curso

Segmentar seu curso o tornará mais objetivo e mais fácil de alcançar seu público alvo. Seus alunos compram um curso quando o conteúdo é relevante e interessante para seu dia a dia, pessoal ou profissional. Quem adquire espera que o material prometido esteja lá, então entregue tudo o que foi proposto.

Escolha um tema que você domina e organize seu discurso mantendo uma fácil linha de raciocínio. É o domínio do assunto que te fará seguro na hora de discorrer sobre o conteúdo.

A segmentação te fará um especialista no assunto, aos poucos construindo mais que um nome como referência, tornando-se sua própria marca.

#2 – Estruture seu conteúdo de forma organizada

Defina os assuntos que você irá expor, qual irá se aprofundar e até que ponto fará isso em cada tópico. Após a escolha do tema principal:
  • Delimite o tema principal;
  • Separe o tema principal em subtemas, os mais relevantes;
  • Divida os subtemas em tópicos.
Faça a divisão e organização do conteúdo de forma coerente, seguindo uma linha de raciocínio para que o aluno não se perca.

No Elore, você pode organizar o conteúdo em etapas e dividi-las em diferentes tipos de atividades. O mais importante é que não falte informação e que o ritmo do todo conecte um conteúdo ao outro.

Na Prática: Estruturando suas aulas e etapas!

  1. Crie as etapas do seu curso, definindo os títulos das aulas;
  2. Liste em tópicos os conteúdos a serem abordados, eles serão as suas atividades;
  3. Defina e organize quais recursos audiovisuais você dispõe e qual usará para cada conteúdo, veja a tabela de sistemas sugeridos no próximo tópico;
  4. Escolha em quais formatos serão apresentados e o tipo de atividade que mais se adequa;
  5. Defina como cada conteúdo será explanado;
  6. Finalize o assunto;
  7. Aplique avaliações ou simulados ao final de cada aula ou etapa.

#3 – Dinamize seu Conteúdo

Material extra é bom e todo aluno quer!

Discorra sobre assuntos que possam complementar o aprendizado e disponibilize material extra para que o aluno possa ver outros exemplos, como forma de complementar seu conteúdo e “pensar fora da caixa”, inserindo arquivos para download ou utilizando o streaming de vídeos do Elore.

Disponibilize o conteúdo programático

Disponibilize o conteúdo programático com antecedência, pois seu aluno precisa saber o que verá no curso antes de efetuar a compra. Você será honesto, o que gera credibilidade e confiança. Isso pode diminuir ou mesmo evitar críticas sobre o velho “comprou gato por lebre”. No Elore, ao inserir seu curso no período fechado, você programar a data que a atividade será liberada, assim, você poderá inserir aos poucos de acordo com o calendário montado, e seu aluno só terá acesso a atividade, no dia e horas definidas por você.

Oferte seus conteúdos em diferentes formatos

Cada um sabe como fixar melhor um conteúdo, e aprende em seu ritmo. Disponibilizar os conteúdos em diferentes formatos como: apresentações em slides, avaliações, PDFs, vídeos, htmls, podcasts, imagens, webinars e quem sabe até gifs animados, permite que o professor que não está face a face com o aluno e não consegue saber se ele está realmente entendendo, ofereça um conteúdo com diferentes formas de explicação, tornando mais fácil o aprendizado ao longo do curso.

Abaixo listamos para você opções diferentes de programas disponíveis, em versões pagas e gratuitas, para dinamização na apresentação do conteúdo, alguns mais interativos, que podem te ajudar a construir desde a identidade visual até o curso por inteiro, criando apresentações de maneira mais fácil e criativa.


Aprimore seus slides

O bom e velho Power Point ajuda muita gente até hoje. Com o tempo, novos programas surgiram e as possibilidades e recursos foram ampliados, como seguem as sugestões listadas:


No Elore, você pode inserir seus slides fazendo o upload de seus arquivos presentes em sua própria máquina ou incorporar o arquivo web, ou seja, disponibilizá-lo online através do seu drive.

#4 – Dicas Extras

Não perca de vista seu público-alvo

Mais que atrair seu público-alvo, é importante mantê-lo. Evitar a evasão é um processo em construção, precisa de atenção, cuidado e principalmente: observação!

Ao montar seu curso, fique atento a linguagem que você utiliza. Estar atento a faixa etária de seus alunos é importante. Seu discurso precisa ser “próximo” do perfil de seus alunos, assim todos se “encaixam”.

No Elore, é possível criar e aplicar pesquisas de satisfação ao final de um curso. Dessa forma você terá, de maneira rápida, um feedback dos alunos a respeito do seu trabalho e metodologia aplicados.

Lembre-se, que independente do público, o objetivo é um só: aprender! Motive e instigue seus alunos a serem curiosos, isso fará a diferença.

Qual a progressão do seu aluno?

Confira sempre o progresso dos seus alunos. No elore você acompanha cada um de forma individual e pode até mudar de estratégia em relação a metodologia, caso observe a evasão de seus alunos.

Certifique seu aluno!

O Elore já disponibiliza para sua organização um certificado padrão, mas, você também pode fazer o upload do seu modelo de certificado, com layout próprio e assinatura digitalizada. Ao definir o texto padrão, você pode optar por usar as variáveis disponíveis no Elore. Assim, basta criar e vincular o seu modelo de certificado ao curso escolhido. Esse recurso, traz facilidade, rapidez e praticidade ao dia a dia no gerenciamento do seu negócio EAD.

Sempre entregue mais que o prometido, assim, conquiste e surpreenda seu aluno com inovações constantes. Gere transformação na vida das pessoas e agregue valor ao seu negócio.

Fonte: BLOG DO ELORE - Portal do ELORE: http://www.elore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.